Pular para o conteúdo principal

O DIA DAS MÃES

Imagem do Google


              O dia das mães, o segundo domingo de maio, é uma convenção de ternura, de amor, de vida. Este é um santo dia que pode ser de alegrias ou de tristezas. Eu acho que nasci para não ter mãe, tive duas e quase nenhuma. De uma nasci, mas com ela não convivi, outra me deu amor, mas por aqui viveu uma breve vida, se foi e sozinha me deixou. Quando houve a possibilidade de conhecer a outra, ela também se fora. Por isso, quem a tem deve valorizar o tesouro que possui, pois nenhum dinheiro do mundo poderá trazer de volta a mãe a quem a perdeu. Para elas a minha saudade.
Minha mãe

Aqui tudo é triste sem você!
Depois que você se foi
A vida ficou sem sentido
Acho que é impossível te esquecer...
Enfim, tudo aqui recorda você
A casa continua a mesma,
Mudamos poucas coisas
Mas, ainda conservamos teus gostos.
Sua máquina ainda continua lá
Talvez, ela tenha se iludido
e espera tua volta...
Era bonito te ver sempre atenta
Trabalhando, costurando,
Ensinando-me, ajudando-me,
E de onde você está
Ainda continua a me ajudar.
A tua lembrança me faz
Ter forças para continuar...
É desalentador acordar de um sonho,
Em que você está viva e perto de mim.
Pois, te chamo e ninguém responde.
E minhas palavras vibram, ecoam no vazio.
Queria tanto poder voltar a te chamar
E ouvir respostas para um Minha Mãe!...

     Valéria (em 03/02/1979)


Para Você que não me vê


Você amou e sofreu.
Eu não estava em seus planos,
Mas, talvez por ironia do destino surgi.
Alegria,
Amor,
Descontentamento,
Pavor,
Não sei o que te inspirei,
Sei apenas que estás longe de mim
E que talvez sintas saudade.
E arrependimento também.
Não compreendo até hoje o que fizeste comigo.
Mas, espero um dia te compreender.
Será que um dia vou poder te chamar de mãe?
Sabe, eu preciso de você.
A vida é linda.
Mas, já começo a ver que ela pode ferir a gente
Quando a gente menos espera.
Vivo enfrentando, a cada passo,
Os obstáculos que me colocam
E sinto que nestes momentos
É necessário ter alguém ao meu lado,
Alguém que se interesse por mim,
Por meus problemas e incertezas.
E me dê forças para superá-los,
Mas, quem os faria com total convicção,
Senão uma maior amiga,
Um amor maior,
Uma mãe?!
 Valéria (em 04/02/1979)

                 Um feliz dia das mães para todas nós! Flores para todas e meus Parabéns!

Imagem do Google
          
                 Amanhã estarei viajando e logo voltarei, mas deixei algumas postagens programadas. Quando retornar os visitarei. Obrigada e tudo de bom para vocês!

Comentários

  1. Valéria,

    Sempre valorizei o fato de ter uma mãe super dedicada. E quando leio histórias como a sua, é que entendo como é importante ter a presença de uma mãe.
    Sinto pelo que aconteceu com as suas duas mães. E posso imaginar como foi difícil superar isso no passado.
    Boa viagem e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valéria, tenho certeza que você é uma mãe maravilhosa pelo fato de tanto ansiar pelas suas.E toda a recompensa você merecerá! Emociona-me muito quando você toca nesse assunto, mas tenho certeza que Nossa Senhora a protegeu, a supriu e sempre fará isso por você. Parabéns por ter sido escolhida para gerar! Parabéns por ter sido escolhida para essa vocação. E acabei de ser surpreendida pelo Meme que você a mim passou. Obrigada por esse carinho e achei muito legal ter lhe conhecido mais um pouquinho! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, pode ter a certeza que suas mães estão olhando por você, de onde estiverem, com toda a certeza, pois a mulher que um dia foi mãe, assim sempre o será!

    Parabéns pra você pelo seu dia,

    Obrigada pelas flores,

    Renata

    ResponderExcluir
  4. Emocionante tuas poesias e homenagem...Que tenhas um lindo domingo das mães e aproveita na viagem.Volta logo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Valéria, me emocionei...

    O importante é que vc é uma filha muito especial... E uma mãe melhor ainda!

    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  6. Querida Valéria,
    Já sabia dessa sua história sobre as mamães (havia lido numa outra postagem sua). Tanto quando soube, como agora, o coração aperta: tive minha mãezona até os 46 anos! Imagina o privilégio! Daí que ler o seu relato de ter tido duas e cedo ter ficado sem nenhuma, é doloroso e melancólico.
    Mas vc sobreviveu e se construiu muito bem, o que prova que as breves passagens maternas em sua vida foram decisivas e para o bem.
    As poesias são lindas. Assim como este seu vasto coração!
    Bjssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir
  7. Poemas que traduzem um momento vivido que se transmutou neste amor que você tem à vida, à família e expressadas lindamente nos seus posts.
    Uma breve instante de intensidade nos marca por todo tempo.
    Que seu domingo especial seja reppleto de afetos.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Valéria, obrigada pelas flores.
    Quanto às mães, Deus coloca em nossa vida acontecimentos para o nosso aprendizado, para q aprendamos a valorizar a vida e os laços de família. É legal vermos o lado positivo das coisas. A mãe q te gerou, vc deve a dádiva da vida, então ore para ela e agradeça essa dádiva. À segunda vc deve a dedicação e o amor, e da mesma forma agradeça essa dádiva. Quando comecei a agir dessa forma, agradecendo as coisas boas q as pessoas me deram, minha vida mudou muito. Espero q essas palavras te ajudem de alguma forma. Um ótimo dia das mães. Muita paz!

    ResponderExcluir
  9. O site pra aquilo que fiz é esse:
    http://www.getloupe.com/create

    beijos,vais gostar de brincar!chica

    ResponderExcluir
  10. Valéria querida!! Agora entendo melhor porque esse dia é sempre mais delicado pra vc. Ainda bem que vc consegue fazer poesia bonita dessas histórias tristes! Que, apesar de tudo, voce tenha um feliz dia das mães! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Valéria, que história de vida delicada vc tem, imagino que não seja fácil essa data p vc, mas tenho certeza que sua maezinha que esteve por pouco tempo a seu lado, está olhando por vc, e vc com certeza apesar das tristezas é uma pessoa iluminada!Bjos

    ResponderExcluir
  12. Valeria,uma homenagem prá lá de comovente!Sem palavras para uma perda tão significativa!Meu carinho e bjs,

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga nem todo o dia da mãe é comemorado com alegria, talvez com algumas lembranças de um amor que nos foi dado apenas por um pequeno período em nossa vida, mas mesmo que pouco ficou ali marcou nossas vidas para sempre, beijo em seu coração Lisette.

    ResponderExcluir
  14. Emocionante minha amiga seu relato que penso ja ter lido e outras postagens sua.Mas fica a alegria de ser mãe e viver cada dia de esperanças.
    Uma linda viagem a voce e que Deus lhe ilumine.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ei Valéria
    Como sou feliz por ainda ter minha mãezinha, já com 83 anos.
    Imagino sua dor e o vazio em sua vida por ter perdido duas mães.
    Belíssimas palavras, emocionantes e uma homenagem mais do mque justa.
    Beijo e boa viagem.

    ResponderExcluir
  16. Lindo, Valéria. Lindo e emocionante.
    No nosso dia,uma flor especial para você.
    Beijo, faça uma boa viagem e volte logo.
    Mércia

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,Valéria!!

    Bela e emocionante homenagem!!!Beijos,minha amiga!!
    Até a volta!

    ResponderExcluir
  18. Valeria,não recebi seu email?você enviou?um gde beijo,Linda semana pra você.

    ResponderExcluir
  19. Belas homenagens minha flor...sei que teve pouco tempo com suas duas mãezinhas, mas um dia você irá entender o porque, enquanto isso mande carinho e amor à elas, porque elas receberá.
    Feliz dia das mães a ti querida e a todas as mães do mundo.
    Beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  20. Olá minha amiga,
    Gostei imenso da postagem! Linda homenagem!
    Mãe é uma Deusa abençoada ... Deus confiou esse trabalho á todas as mulheres. Cuidar e amar seus flhos até os ultimos dias de suas vidas.
    Desejo que o Dias das Mães tenha sido de muitas alegrias.
    Beijos grande em teu coração!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. Saudade de mãe, saudade do cheiro, do colo, do conselho, da compreensão... Emocionante seu post e a bela homenagem para todas as mães. Boa viagem!! Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Que belíssima homenagem! E que lindo arranjo de flores!
    bjs com muito carinho
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  23. OI VALÉRIA!
    MUITO LINDA E TRISTE TUA POSTAGEM.
    GRATA PELA HOMENAGEM.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  24. Valéria
    Linda homenagem que fizeste a sua mãe.
    Também não tenho mais a minha e seu texto me emocionou.

    Obrigada
    Um lindo domingo para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem