Pular para o conteúdo principal

PAUL GAUGUIN - 07/06/1848

           No mês de junho temos vários grandes personagens da nossa história aniversariando, mas escolhi Paul Gauguin, não porque ele fosse o mais importante dentre todos eles, porém por ser ele um precursor de um estilo bem próprio e assim sendo por sua importância para a história da arte.

     ... “Eu crio os arranjos de linhas e cores e como um pretexto, acrescento algum tema da natureza, da vida, de sinfonias ou harmonias”. Paul Gauguin

           Eugène-Henri-Paul Gaugin nasceu em Paris, em 07 de junho de 1848, era filho de um jornalista francês e de uma escritora peruana, assim passou os sete primeiro anos de sua vida em Lima. Na juventude se tornou um marinheiro da Marinha Mercante onde viajando durante cinco anos viajou pela América do Sul e visitou as paisagens tropicais do Panamá e o Pacífico que povoavam seus sonhos. Ao voltar trabalhou como corretor de valores e começou a se dedicar a pintura despretensiosamente. Na área foi conhecendo vários pintores Impressionistas como Pissaro, Cézanne e Van Gogh e adota então suas técnicas, como pintar a obra no próprio local com curtas pinceladas, característica daquele movimento. Com a quebra da bolsa de Paris e seu declínio financeiro ele decide se dedicar completamente a pintura. Já se encontrava com 35 anos e começou ali uma vida de viagens principalmente para os trópicos e de boemia, que resultou numa significativa produção artística que aos poucos distanciada do impressionismo exerceu forte influência na arte moderna e teve grande impacto na arte de pintar. Sua pintura possuía um estilo bem diferente e peculiar com cores puras e brilhantes, proporções corporais exageradas e delineadas e de caráter ornamental, denominado de simbolismo e que era o retrato da simplicidade, do exótico e do primiivo. Nas terras tropicais sua paixão viu a possibilidade de uma vida simples em contato com indígenas e livre das restrições da civilização, o contato com o primitivo mesmo, de segredos e mistérios foi a temática recorrente em seus quadros.
            Gauguin expôs pela primeira vez em 1876 como amador ainda, mas mesmo depois de tornar-se profissional não viveu uma vida tão fácil, viu a fama, mas ela não lhe evitou suportar dificuldades financeiras, problemas de saúde e conjugais causados por suas ausências e amantes. Viveu em Arles, em Pont-Aven na Bretanha, na Martinica, em Mataiea no Taiti seu paraiso selvagem e buscando o Éden foi em direção as Ilhas Marquesas, uma ilha chamada ilha deHiva Oa coroando sua pintura de uma simplicidade e liberdade por ele encontrado. Neste paraiso polinésio ele veio a falecer em 8 de maio de 1903.

Bouquet - 1884

A Praia em Dieppe - 1885

Garotas Bretãs - 1888

O Cristo Amarelo - 1889

Perda da virgindade - 1891

Mulheres na Praia - 1891

Siesta - 1892

Quando você vai se casar? - 1892

Não me digas que estás com ciúmes! - 1892

O Espírito dos mortos em vigília - 1892

Auto-retrato de chapéu - 1893-4

O dia do Deus - 1894

Dias de Deleite - 1896

Nunca Mais - 1897

De onde viemos? Quem somos? Para onde estamos indo? 1897

Cavaleiros na Praia - 1902

Moça com Ventarola - 1902

Comentários

  1. Bom dia
    Eu aprecio a arte, mas não sou curiosa neste sentido e gostei de vc ter me trazido a oportunudade de entrar em contato com este artista que é bem interessante em suas propostas.
    Gostei uito da tela Perda da virgindade.

    obs: grata por divulgar a proposta do AMOR.Tenho apreciado muito seus comentários.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso!!
    Quem dera mais pessoas utilizassem a net com propósitos tão bons!
    Adoro seu blog!
    Beijos
    www.75dias75looks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria,
    Gauguin, eu adoro paul Gauguin. Vc tb estudou artes plásticas?
    Bjkas e uma ótima 3ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso Valéria,mais uma história linda ,onde o dom, fica aguardando sua vez pra explodir.
    Telas maravilhosas.beijão e um ótimo dia

    ResponderExcluir
  5. OI!!

    Cíntia!
    Obrigada por sua visita! Esta tela é mesmo muito bonita!

    Norma!
    Gentileza atrai gentileza!
    Eu adoro as artes de maneira geral e aprecio muito um belo quadro o que me leva a dmirar o artista. Estou sempre fazendo isso por aqui!

    Roberta!
    Ai que bom que você gostou!
    Fico lisongeada! Obrigadão!

    Betty!
    Não, não estudei, mas sou uma grande admiradora das coisas belas, da arte em si.

    Yasmine!
    Este soube ir atrás do que desejava e trabalhou até morrer, lindo mesmo!

    Beijão e um dia maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Oi Val!!!

    Mais uma afinidade, adoro obras de arte, sempre que tem exposições na minha cidade eu vou, sonho em ver uma exposição de arte da Yoko Ono.
    Um excelente dia!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderExcluir
  7. Não sabia de tantas telas sensuais, com nus, pintadas por Gaugin. Vivendo e aprendendo, né?
    Gosto dos traços dele, das cores, da atmosfera natural dos quadros.
    Bom conhecê-lo melhor.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Não entendo de arte, mas aprecio o que é belo!Me encantei com o dia de Deus.E uma explicação assim quem não aprende mais...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  9. Valéria
    Amei este post! Sou fã de Gauguin e por uma dessas sortes da vida, em 2003 tive a oportunidade de visitar uma exposição com a obra completa do artista no Petit Palais em Paris. foi uma das maiores emoções que tive. Lá pude ver quadros que haviam saído de Paris e jamais retornaram como "De onde viemos? Quem somos? Para onde estamos indo? 1897" que é imenso e lindo. E Siesta (tenho uma reprodução).
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Garotas!

    Bia!
    Que bom!
    Nooossa adoro um museu!
    Que bom para os olhos e a alma ver o belo!

    Lúcia!
    Senti sua falta!
    Pois é, foi sua fase nos trópicos!rsrs
    Muitas ilhas poucas roupas, a sensualidade a toda prova.

    Bel!
    Quanto tempo!
    Também não entendo, procuro sentir e quando me toca pra mim é bonito.

    Beijos e uma linda tarde!

    ResponderExcluir
  11. Oi Valéria que show este post, heim..gostei!
    Bjos e boa noite!
    Roberta

    ResponderExcluir
  12. Linda postagem Valéria .uma linda noite beijos no coração,Evanir..

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!

    Roberta!
    Obrigada, que bom que gostou!

    Evanir!
    Seja bem vinda ao meu blog e obrigada pela gentileza!

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  14. Valéria,
    é vergonhoso dizer que não conhecia Paul Gauguin?
    Não conhecia porque graças a sua postagem agora eu o conheço!

    Gostei muito obras de artes selecionadas, em especial a terceira 'Garotas Bretãs'.

    Um grande abraço,
    Carol :)
    http://bembemsimples.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Carolina!
    Não, de maneira nenhuma!
    Estamos sempre aprendendo e descobrindo novas coisas, é totalmente admissível. Também gostei muito desta obra, esta fase dele é bem suave.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Oi Valéria!!! que lindo seu post!!! amei as pinturas!!! um trabalho muito lindo do Gauguin!! bjs

    ResponderExcluir
  17. E os temas da Valéria continuam sensacionais. Muito bom ver tanta cultura espalhada assim dessa forma. Parabéns, querida.
    bjo

    ResponderExcluir
  18. Oi!!!
    Ana!
    Obrigada pela visita e palavras carinhosas!
    São muito bonitas mesmo!

    Ernani!
    Obrigadão! Adoro arte embora não entenda, vejo que é bonito para os meus olhos e passo a admirar o conjunto obra e artista.

    Beijos e um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, vim agradecer a sua visita ao meu cantinho! Seja muito bem vinda ao mundo magico do coração.
    Lindo post.
    tenha um lindo dia
    abraço fraterno
    Maria alice

    ResponderExcluir
  20. Oi Maria Alice!
    Obrigada pelo carinho e volte sempre!

    Beijão e ótimo dia!

    ResponderExcluir
  21. Ei querida !
    Adorei o post.
    Parabéns pela escolha.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi Gil!
    Obrigada pela visita e pelo carinho!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Ei Valéria, boa noite
    Agradeço suas palavras amáveis e gentis sobre minhas bodas de prata.
    Gostei muito de saber sobre Paul Gauguin, os quadros são lindos, exceto nus, não sou fã, não consigo gostar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Valéria,

    Vim retribuir seu carinho e visita no meu blog.
    Você elogiou o meu. Fique de olho arregalado com o seu. Risos
    Menina, que post lindo. Não entendo nada de arte, amei aprender sobre Paul Guaguin e ver essas lindas imagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi!

    Maria Célia!
    Você merece! Que bom que gostou! Pois é no Taiti ele pintou muitos nus.

    Lucinha!
    Seja sempre bem vinda ao meu blog!
    Obrigada também pelo carinho. Arte nem precisa conhecer, basta sentir a emoção e gostar.

    Beijos e um bom dia!

    ResponderExcluir
  26. Valeria, un espíritu que gusta do arte é un alma sensibel.E ti es un deses espíritus. Fermoso blogue Eu quero amosar o meu agradecemento polas palabras que deixaches no blogue de-proposito. Cando vin que me chamabas "nova escritora" eu pensei: non merezo tanto... E por iso só teño unha verba para ti: GRACIÑAS. Unha aperta desde terras galegas

    ResponderExcluir
  27. Oi Amadora!
    Seja sempre bem vinda ao meu blog!
    Obrigada pelas palavras gentis. Certamente mereces, escreves muito bem!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  28. Oi Cris!
    Seja bem vinda ao meu blog!
    São belíssimas mesmo!

    Bjo e bom fds!

    ResponderExcluir
  29. URGENTE
    estou fazendo um trabalho de escola e preciso saber se a obra "a moça com ventarola" é uma pintura fauvista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Bom, não tenho nenhum conhecimento aprofundado sobre arte, mas pelo que sei o fauvismo se estabeleceu mesmo lá pelos idos de 1906, então em 1902 quando a obra foi feita seriam um prenúncio do simbolismo e do fauvismo que viriam a seguir.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  30. gosto da obra a siesta e bonita beijos

    ResponderExcluir
  31. amo obras dele tchu beijos e abraso

    ResponderExcluir
  32. Um artista fascinante, de existência invulgar. E belas obras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem